Algumas maravilhas de Bocaina de Minas

Algumas maravilhas de Bocaina de Minas

Bocaina de Minas é uma pequena cidade no Sul de Minas Gerais que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente entre Resende e Itatiaia.

Com cerca de 5 mil habitantes, a cidade é pequena, porém a extensão de seu território é privilegiada. Contudo, o município pega uma parte do Parque Nacional de Itatiaia.  E também, um lado do Pico das Agulhas Negras (na divisa com Resende) e parte da Pedra do Sino de Itatiaia (na divisa com o município de Itamonte).

E nas imediações do município você encontra várias cachoeiras.  Entre elas: a de Santa Clara, Toca da Raposa, Parque ecológico Cachoeiras do Santuário, Alcantilado, Paiol, Rio Grande e outras.  Além disso, vários locais de atração turística com serviços de bar e restaurante, podendo o visitante adquirir peças do artesanato local.

Conheça mais Bocaina de Minas e sua geografia

Parte do município está no Parque Nacional de Itatiaia, inclusive o lado mineiro do Pico das Agulhas Negras (na divisa com Resende, estado do Rio de Janeiro) e parte da Pedra do Sino de Itatiaia (na divisa com o município de Itamonte). Dessa forma, parte da vila turística de Visconde de Mauá, em sua maior parte no estado do Rio de Janeiro, ultrapassa a divisa e localiza-se no território de Bocaina de Minas.

Além disso, no município Você pode encontrar as nascentes do rio Grande, um dos formadores da bacia do rio Paraná, e do Rio Preto, que forma a divisa natural entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

História e curiosidade

Uma curiosa lenda marca a história da cidade. Dois fazendeiros proprietários de grandes extensões de terra na região, onde se situa o município, por volta de 1790, decidiram iniciar um povoado.

Entretanto, indecisos quanto ao melhor lugar, resolveram sair a cavalo, cada qual de sua fazenda, e erguer uma capela no local onde se encontrassem. Assim o fizeram, e o povoado nasceu ao pé do pico de Bocaina na serra da Mantiqueira.

Assim, a freguesia foi criada em 1858, quando pertencia ao município de Aiuruoca. Foi posterior e, sucessivamente, transferida para Santa Rita de Jacutinga, Rio Preto e Liberdade. Em 1943, o distrito de Bocaina teve seu nome mudado para Arimatéia. Dez anos mais tarde Arimateia tornou-se uma cidade. Com a criação do município, seu nome voltou a ser Bocaina de Minas. O sr. Geraldo Carvalho Noronha foi nomeado para instalar a prefeitura, sendo assim, o primeiro prefeito da cidade.

Hospedagem em Bocaina de Minas

Se você ficou interessado em conhecer a cidade de Bocaina de Minas, saiba que a região abriga uma variedade de hotéis e pousadas, com foco na hospedagem em chalés.

O grande diferencial de curtir a uma estadia na cidade em um chalé, é o conforto que esse tipo de hospedagem proporciona.  Além disso, o aconchego do visual bucólico, tanto para os casais que visitam a região em busca de tranquilidade, como famílias que querem descansar durante as férias ou aos finais de semana.

Com o clima mais ameno, a Bocaina de Minas oferece diversos chalés  que garantem maior privacidade no momento de sua hospedagem. Contudo, a maioria oferece casas completas para você e sua família, pois é possível encontrar praticidades do dia a dia como: cozinha, fogão e geladeira.

Se você gostou da ideia, conheça os chalés Quinta das Flores em Mirantão, você vai amar a experiência. Garantimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *