Distanciamento social e isolamento junto à Natureza

Distanciamento social e isolamento para regiões de natureza

Durante a pandemia do novo Coronavírus, as pessoas foram aconselhadas a ficarem em casa.   Porque evitar a aglomeração e praticar o isolamento social, é uma forma segura e eficaz de combate à Covid-19.  Dessa forma um recurso interessante é o distanciamento social e isolamento junto à Natureza.

Entretanto, muitas pessoas optaram por praticar esse distanciamento social de forma responsável e produtiva.  Por isso que neste momento alguns trabalhos na sua grande maioria estão em sistema de home office.

Sair do ambiente fechado de uma casa ou apartamento também pode melhorar a qualidade de vida de quem viu a sua rotina sendo alterada da noite para o dia. Porque, quem saia para trabalhar e voltava para a residência apenas de noite, teve que lidar com os conflitos familiares.  A proximidade em um ambiente doméstico, muitas vezes pequeno e sem qualidade para todas as pressões do trabalho aflige muitas pessoas.

Por isso, regiões de natureza se tornaram uma opção de moradia ou estadia.   Dessa forma, tanto para quem quis ficar longe das grandes cidades e do perigo do contagio, como aqueles que aproveitaram esse momento para se conectar com o mundo natural, a opção é válida.

Quais os benefícios para a saúde ao se isolar junto à natureza?

Na cidade, nosso cérebro é constantemente estimulado, não só pela constante informação da presença da crise sanitária.  Estímulos como: trânsito, faróis, pedestres, vendedores, metralham nosso cérebro a todo momento. Por isso, os benefícios do distanciamento para a saúde são diversos, quando estamos em contato com a natureza:

  • A influência da natureza ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades cotidianas.  Melhora o desempenho no trabalho, nos estudos e a satisfação pessoal;
  • Quando comparada ao design de prédios, a natureza propicia calma, inspira ambientes, estimula o aprendizado e a curiosidade;
  • Espaços verdes são ideais para atividades físicas. Dessa forma, melhoram o aprendizado, a memória e as funções cognitivas;
  • Atividades ao ar livre podem aliviar sintomas de Alzheimer, demência, estresse e depressão;
  • O contato com a natureza ajuda no desenvolvimento das crianças.  Encoraja a imaginação, a criatividade e a interação social;
  • A exposição a ambientes naturais diminui sintomas de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) em crianças, podendo diminuir, também, o uso de remédios.

Aplique o distanciamento social de forma inteligente

Por isso, se você tiver a oportunidade de estar em um ambiente afastado, longe da aglomeração das grandes cidades, e em contato com a natureza, seja em cidades do interior ou na praia, não deixe para depois.

Encontre nisso, recursos capazes de minimizar a ansiedade do contato com outras pessoas que você gosta.  Por exemplo, faça do limão uma limonada, perceba que talvez esse seja o momento para desenvolver o Autoconhecimento.

Contudo, busque locais e regiões que você gosta de estar a sós consigo.  Dessa forma, você pode até descobrir coisas sobre si mesmo que antes não estavam evidentes.

São momentos como esse que o corpo pode se comunicar com a alma e manter a saúde em ordem. Com ar puro e a paz que a interação entre o homem e a natureza pode trazer, você se sentirá mais forte para as atividades do dia a dia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *