O que a Serra da Mantiqueira tem?

O que a Serra da Mantiqueira tem?

A Serra da Mantiqueira em Minas Gerais é repleta de uma beleza que reúne biomas, cidades turísticas, chalés, cachoeiras e atividades para toda a família.  Quer saber o que a Serra da Mantiqueira tem?  Vem comigo.

Dentre as cidades que margeiam essa região, destaque para Itatiaia, Resende, Visconde de Mauá, Bocaina de Minas, Maringá e Maromba.

Características da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais

A Serra da Mantiqueira integra o ecossistema da mata Atlântica e mata de Araucárias, apresentando manchas remanescentes dessas matas bem como campos de altitude em seus picos mais elevados.

O maciço da Serra da Mantiqueira possui aproximadamente 500 km de extensão.  E também, se inicia próximo à cidade paulista de Bragança Paulista seguindo para o leste, delineando as divisas dos três estados brasileiros até a região do Parque Nacional do Itatiaia.  Dessa forma, adentra Minas Gerais até a cidade de Barbacena.

Contudo, essa região é uma das mais belas cadeias de montanha no Brasil.  Além disso, abriga belas cidades turísticas e atrativos naturais incríveis, com rios, florestas, picos e hospedagens aconchegantes para o clima fresco.

Cidades turísticas que fazem parte da Serra da Mantiqueira em MG

Agora que você já conhece um pouco das características da Serra da Mantiqueira, separamos algumas cidades que fazem parte dessa região.  Também são conhecidas pelo polo turístico e atividades para todos os tipos de grupos.

Itatiaia

O município fica próximo ao limite entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, junto à BR-116.  Contudo, não muito distante de Penedo e Resende, a principal cidade da região. A cidade é conhecida por abrigar o Parque nacional de Itatiaia, um dos pontos mais altos do Brasil.  Além disso, reúne uma cadeia de montanhas, e muitas cachoeiras que margeiam a cidade, sendo uma ótima opção de passeio para os finais de semana de verão.

Resende

É um município brasileiro localizado no sudoeste do estado do Rio de Janeiro. A região é conhecida nacionalmente e internacionalmente pelos seus relevos montanhosos, cachoeiras, rios cristalinos, fauna e flora. Assim, a região das Agulhas Negras conta com cerca de 345 hotéis e 4 mil acomodações. Além disso, o local é o segundo polo turístico mais visitado do estado do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a capital.

Visconde de Mauá

Pense numa região de belezas naturais, montanhas, bosque de araucárias (o pinheiro brasileiro), cachoeiras e rios cristalinos.  Também onde o canto dos pássaros, o clima ameno e a natureza viva são um convite ao descanso. Contudo, possui locais esplêndidos para a prática de esportes como o voo livre, canoagem, trilhas, mountainboard e mountain bike. Além disso, esta localidade conta com uma rede hoteleira atuante como restaurantes que variam a famosa comida caseira mineira.

Bocaina de Minas

Município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Andrelândia. Também nas imediações do município encontram-se várias cachoeiras, como a de Santa Clara, Toca da Raposa, Parque ecológico Cachoeiras do Santuário, Alcantilado, Paiol, Rio Grande e outras.  O bucólico vilarejo compartilha locais de atração turística com poucos e bons serviços de bar e restaurante.  Vale a pena visitar.

Maringá

Pertencente a Visconde de Mauá, a Vila de Maringá possui uma variedade de pousadas e restaurantes, além de diversas lojinhas e polos comerciais. Além disso, uma peculiaridade é que a vila está tanto no RJ, como em MG. Isso porque o Rio Preto atravessa Maringá. E, bem no coração da vila, temos uma ponte bastante charmosa e rústica, que cruza o rio. Assim, do lado direito fica Maringá-MG ao passo que no lado esquerdo temos Maringá-RJ.

Maromba

Também pertencente a cidade de Visconde de Mauá, Maromba é conhecida por suas cachoeiras, sendo bastante visitada nos meses do verão por quem curte aventura e passeio na mata, como rapel, cascading e escalada, trilhas, passeios de quadriciclo e passeios à cavalo. Contudo, uma das cachoeiras mais visitadas pelos turistas é o Poção 7 metros, até mesmo pelo fácil acesso. Dessa forma, a atração no local é saltar da pedra que fica a sete metros de altura do poço. Ótima pedida para os fãs de aventura. Além disso o poço é profundo, então quem não tiver coragem para saltar da pedra pode aproveitar para nadar e relaxar.

Todas as regiões possuem excelentes opções de hospedagem, então não deixe de conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *