Turismo de aventura em Bocaina de Minas

Turismo de aventura em Bocaina de Minas

A divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, esconde um verdadeiro paraíso contornado por uma natureza exuberante. Trata-se da Serra da Bocaina de Minas.   Também localizada entre um trecho da Serra do Mar, estendendo-se por cidades como Paraty, Angra dos Reis, Ilha Grande, Cunha e São José do Barreiro.

Dessa forma, a região preserva grandes atributos naturais como trilhas, cachoeiras, fazendas e belos mirantes naturais.  Contudo boa parte destes se concentram dentro no Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica.

Lugares imperdíveis na Serra da Bocaina

Entretanto, se você quer saber mais sobre o turismo de aventura que essa região proporciona, continue lendo.

Caminho de Mambucaba (Trilha do Ouro)

A Trilha do Ouro ou caminho de Mambucaba, no Parque Nacional da Serra da Bocaina, foi originalmente aberta por índios e escravos entre os séculos XVII e XIX.  Contudo. acabou se tornando um percurso de pedra para quem desejava desviar das rotas oficiais do ouro, e fugir das barreiras alfandegárias.

Cachoeira de Santo Isidro

Santo Isidro é a cachoeira mais próxima da portaria do Parque Nacional da Serra da Bocaina.  Sendo assim, em apenas 45 minutos de caminhada, o turista pode apreciar a queda d’água de 50 metros de altura.

Cachoeira das Posses

A trilha de 8 quilômetros, e de dificuldade média leva à incrível queda d’água de 30 metros.  Também formada pelas águas do rio Mambucaba, e sem dúvida, esta é outra opção imperdível para conhecer na Serra da Bocaina.

Cachoeira do Veado

Quem chega até a Cachoeira do Veado, no geral, está percorrendo o Caminho do Ouro.  Além disso, para acessar a imponente queda d’água são necessários dois dias de caminhada. No entanto, todo esforço é compensado com uma das vistas mais bonitas da região.  Também com seus 200 metros de altura formados por duas quedas, a cachoeira oferece dois ótimos poços para banho.

Pedra da Macela

Localizada na cidade de Cunha, são aproximadamente dois quilômetros de caminhada por uma subida para acessar a Pedra da Macela.  Contudo, a vista do alto dos seus 1840 metros é incrível!  Dessa forma, permitindo contemplar o Vale do Paraíba, a região do Parque Estadual da Serra do Mar, a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. Além disso, a vista incrível de montanhas e árvores nativas da mata atlântica.

Pico das Agulhas Negras

Localizado em Itatiaia, no RJ, o pico das Agulhas Negras tem 2.790,94 m de altitude, e é o ponto culminante do estado do Rio de Janeiro.  Além disso, o terceiro ponto mais alto do estado de Minas Gerais, e o quinto mais alto do Brasil.

Contudo, apesar de se situar em uma zona tropical, o pico costuma registrar temperaturas negativas durante o inverno e ocasionalmente neve em anos excepcionalmente mais úmidos.

Também, a região é muito procurada por turistas que buscam hospedar-se nos hotéis-fazenda próximos ao parque nos meses de inverno e por aventureiros.  Por exemplo os que se instalam em acampamentos próximos ao pico para a prática de esportes radicais como o alpinismo, o trekking e o rapel; naquilo que é conhecido como turismo de aventura.

Agora você já conhece um pouco mais da Serra da Bocaina, e seu turismo de aventura.  Então, o que acha se preparar as malas e curtir esse passeio no próximo final de semana?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *